- Bermad - Manutenção redutora de pressão - assistência técnica bermad - assistencia técnica rhs
Válvulas Redutoras de Pressão
O que são, como funcionam, quais os
tipos, quando fazer manutenção?
É cada vez mais frequente, em cidades de médio porte, encontrarmos edifícios de 20 a 30 pavimentos. Outras cidades, como São Paulo, Balneário Camboriú, Itapema, Recife e Goiânia, por exemplo, conhecidas por serem bastante verticalizadas, podemos encontrar edifícios com mais de 50 pavimentos.
Nestes edifícios mais altos a pressão d’água passa a ser um problema, pois excedem os 4 kgf/cm² (40 m.c.a.), que é a pressão máxima recomendada pela norma A NBR 5626 (ABNT, 2020).
Mas qual o problema de possuir pressões maiores que 40 mca? Os fabricantes de chuveiros, torneiras, registros e outros equipamentos seguem a NBR 5626 (ABNT, 2020) e estabelecem a pressão de 40 mca como a pressão máxima de operação dos equipamentos hidráulicos. Logo, uma pressão maior aumentará o risco de falhas e ocasionará perda da garantia dos equipamentos.
O que é VRP (Válvula Redutora de Pressão)?
As válvulas redutoras de pressão são dispositivos mecânicos que, com a passagem da água, reduzem a pressão através de uma perda de carga.
Quando não há consumo a válvula se fecha, fazendo com que a pressão excessiva não passe para a tubulação a jusante.
Porque é necessária?
Conforme indicado acima, a NBR 5626 (ABNT, 2020) estabelece a pressão de 40 mca como a pressão máxima de operação dos equipamentos hidráulicos. Portanto, em edifícios altos, precisamos utilizar dispositivos redutores de pressão para impedir que estas pressões excessivas cheguem aos equipamentos hidráulicos dos apartamentos.
Quais os tipos de válvulas de redução de pressão?
Comercialmente encontramos 3 tipos de válvulas:
-
Válvula Pilotada;
-
Válvula Ação Direta;
-
Válvula Proporcional;
1. Válvula Pilotada
As Válvulas Redutoras de Pressão Pilotada são dispositivos que reduzem a pressão de entrada a uma pressão de saída constante, independentemente das variações normais de vazão e pressão do sistema.
Quando não há consumo, a válvula se fecha.
2. Válvula Ação Direta
As válvulas redutoras de pressão de ação direta reduzem a pressão da água antes de um determinado ponto do sistema (ponto de instalação) para um valor desejado após ele. Independentemente da vazão, portanto, a pressão após a válvula será constante conforme regulado.
Estas válvulas podem ser reguladas no valor desejado a qualquer momento, facilitando a manutenção no caso de alguma mudança das características de uso do edifício.
2. Válvula Proporcional
Esta válvula não apresenta os sistemas de molas ou parafusos de regulagem. Seu mecanismo é automático e funciona de acordo com o princípio de pascal.
Ela se mantém fechada quando não há consumo, permitindo que a pressão depois do ponto de instalação não fique maior que a permitida por norma.
Comparativos
Porque e quando fazer manutenção?
Os resíduos existentes nos sistemas podem impedir a válvula de fechar e também podem danificar e comprometer definitivamente o diafragma ou a própria válvula.
Desta forma, é extremamente importante que seja realizada a limpeza da válvula anualmente, troca de peças a cada 3 anos conforme especificação dos fabricantes e vistoria semestral conforme sugestão da NBR 5626 (ABNT, 2020).
A falta dessa manutenção pode causar diversos problemas e danos as sistema hidráulico.